As bolhas são protuberâncias que se formam na borracha do pneu, às quais se deve estar atento, pois podem se tornar algo mais sério a longo prazo. É sempre necessário estar atento a todas as partes do seu carro.

Bolhas e saliências nas laterais podem aparecer na parte interna ou externa de pneus, sendo comumente causadas por buracos ou choques. Choques fortes no pneu podem romper as cintas metálicas que dão resistência a ele, fazendo com que a pressão interna empurre a borracha para fora, formando a bolha. A probabilidade deste rompimento aumenta caso o pneu esteja calibrado com uma pressão abaixo da recomendada pelo fabricante. Quando se forma a bolha a borracha passa a ser a única responsável por conter a pressão interna do pneu, o que pode estar acima da capacidade dela e ser muito perigoso.

Quando o pneu está com bolhas perde resistência e se torna instável, podendo explodir. Pode ser que a borracha consiga conter para sempre a pressão interna do pneu, porém isso é arriscado, já que ele pode simplesmente explodir a qualquer instante.

Como identificar bolhas no pneu?

A bolha no pneu pode ser identificada visualmente, através de uma trepidação anormal no volante ou pelo ruído causado ao dirigir o veículo. A identificação rápida é importante, para evitar acidentes.

A atenção é importante pois as bolhas nos pneus podem aparecer independente do tempo de utilização, seja em pneus novos ou velhos.

O que fazer ao identificar as bolhas no pneu?

pneu-1

Alguns locais afirmam consertar o problema das bolhas com vulcanização, porém isso só mascara o problema e não corrige definitivamente, de forma que o pneu ainda pode estourar. A reforma de pneus pode resolver o problema de alguns tipos de bolha, porém não todos, é preciso se aconselhar com a sua reformadora.

Por isso, o mais indicado é trocar o pneu por outro novo. Porém, se você perceber a bolha e não tiver como trocar NAQUELE MOMENTO, a recomendação é que ele seja colocado na parte diantera do veículo, pois será mais fácil corrigir a direção caso o pneu estoure.

Como evitar bolhas no pneu?

Para evitar as bolhas nos pneus tome muito cuidado ao passar por quebra-molas, buracos ou meio fio. Reduza a velocidade ao avistar esses obstáculos e não deixe que o pneu raspe na guia.

Lembre também de calibrar os pneus do veículo com a pressão correta para o pneu, pois caso esteja abaixo podem aparecer bolhas.