Porém, reduzir custos sem permitir que haja prejuízos operacionais, exige foco e dedicação da gestão. Por isso, preparamos este post com estratégias eficientes para ajudar sua recapadora na otimização de gastos e na competitividade do serviço. Aproveite!

Gestão do estoque

Fazer o controle do estoque de maneira eficiente é essencial para qualquer empresa. Otimizar esse processo na gestão é um dos passos mais importantes para o bom funcionamento da reformadora de pneus.

Saiba que para responder de forma completa à todas as necessidades e demandas da empresa, é essencial conhecer a situação do estoque, de forma rápida e atualizada, sempre. Gerenciar processos com informações precisas e a boa gestão do estoque auxiliam na organização de toda a recapadora, permitindo previsões de vendas mais concretas, além de informações assertivas sobre a entrada e saída de materiais. Cometer erros no estoque pode custar caro e é por isso que você precisa de ajuda.

Aproveitamento de recursos naturais e ambientais

Para cortar desperdícios e ainda lucrar com isso, é necessário adotar um programa de sustentabilidade, focando na consciência ambiental e no aproveitamento de recursos materiais. Essa prática contribui significamente para a otimização das linhas de trabalho. Com equipes empenhadas no aproveitamento dos materiais necessários para a recapagem, todos os setores da reformadora não terão brechas para desperdícios.

Além das economias internas, programas de sustentabilidade contribuem para redução de riscos provenientes da atividade industrial. Ao criar uma consciência de sustentabilidade ambiental dentro da recapadora, por exemplo, é possível diminuir riscos e pagamentos de multas e sanções administrativas que envolvem violações ao meio ambiente.

É importante lembrar que uma política de valorização do meio ambiente é um fator muito valorizado por diferentes organizações, inclusive esferas do governo. Sendo assim, muitas empresas que adotam medidas sustentáveis em favor do meio ambiente podem receber incentivos fiscais, condições benéficas de atuação, além de outras vantagens.

Economia com serviços

Esse mesmo conceito de consumo sustentável pode ser aproveitado para o uso de serviços da reformadora, como a luz do ambiente, utilização de aparelhos e máquinas, água e outros. Ações como utilizar a luz solar sempre que for possível, contar com lâmpadas de baixo consumo e não deixar equipamentos em stand-by podem trazer bons resultados.

Analise suas contas, dentre serviços de parceiros, propostas de fornecedores e equipamentos utilizados, para saber quais são os recursos mais adequados para sua reformadora de pneus.

Custos de transporte

A logística é um processo fundamental para a manutenção das atividades. Mas, é importante lembrar que os processos envolvidos na cadeia de suprimentos consomem recursos de forma significativa. É por isso que procedimentos como esse precisam ser otimizados.

Atualmente, com os recursos oferecidos pela tecnologia, é possível diminuir custos com deslocamento. Uma das práticas utilizadas para isso é a roteirização, que contribui para que reformadora defina quais são as melhores rotas para transporte, entrega e recebimento, eliminando deslocamentos desnecessários.

E claro, não podemos deixar de lembrar que a reavaliação dos custos com transportes também é necessário. É essencial para a gestão, saber tudo sobre os gastos envolvidos nessa tarefa, para avaliações mais precisas e a elaboração de novas estratégias para o processo.

Automatização dos processos da reforma de pneus

Quando falamos dos processos do “chão de fábrica” e em todas as etapas para a recapagem de pneus, não podemos deixar de pensar na grande quantidade de recursos requeridos, como insumos e matérias-primas.

Porém, as tendências tecnológicas têm mudado completamente a forma como muitas reformadoras vem atuando. Atualmente, com a chegada da Indústria 4.0, a automação tem transformado as organizações, e o mundo da recapagem não está fora disso.

Softwares de gestão totalmente em ambiente online, conseguem substituir processos manuais e burocráticos da gestão das reformadoras por alternativas práticas e dinâmicas. Tudo no mundo digital!

Você deve estar pensando: “como reduzir custos investindo em tecnologia cara?”. Mas, o curioso é que é totalmente o contrário disso. O custo benefício de um  sistema de gestão online é extremamente mais barato quando comparado a instalação de softwares locais e robustos dentro da empresa.

Com um ERP web, você consegue reduzir custos em todos os setores e processos da reformadora. É possível passar um pente fino, com informações detalhadas e atualizadas sobre todas as atividades administrativas e da recapagem. Toda a gestão, pode ser feita de forma online, utilizando apenas um dispositivo com acesso a internet.

Com mais velocidade no acesso a informações, líderes e colaboradores terão mais tempo para investir em tarefas que realmente tragam resultados e ganhos diferenciais para a recapadora. Além disso, com o mercado cada vez mais competitivo, possuir uma ferramenta que otimiza a sua gestão é dar um passo na frente da concorrência, visto que muitas empresas ainda perdem tempo com uma multidão de ferramentas ultrapassadas e que não dão mais conta do recado.


Clique aqui e saiba mais sobre como a tecnologia pode ajudar na redução de custo da sua reformadora de pneus.