Para quem está querendo economizar e ao mesmo tempo está preocupado com o meio ambiente, na hora de fazer a manutenção nos carros, uma forma de gastar menos é reformando os pneus.

Essa atitude traz benefícios não só para o bolso do proprietário do veículo, como para o meio ambiente. É uma ação que diminui a poluição e o acúmulo de borracha no solo, já que esse material necessita de um longo tempo para a sua decomposição.

Seguindo essa tendência sustentável, o Brasil é o segundo país que mais reforma pneus, mais de 8 milhões de peças já passaram por uma revitalização, evitando a compra de produtos novos.

Isso pode parecer novidade para muitos, mas é uma prática muito comum, no entanto, precisa ser realizada por profissionais especializados e por empresas certificadas para essa função.

Quer saber mais sobre o assunto? Separamos informações importantes para que você saiba como é possível e quais são os diferentes tipos de reformas de pneus. Acompanhe este post e entenda como funciona esse processo! Vamos lá?

 

O que é a reforma de pneus?

Carros grandes e esportivos como a Ecosport possuem pneus maiores e, por isso, são mais caros na hora da troca. Mas existe uma saída mais econômica, a reforma dos pneus!

Essa é uma maneira de reutilizar os pneus velhos por meio da reposição das chamadas bandas de rodagem, ou seja, a parte desgastada da borracha. Essa é uma prática mundial, que tem ganhado bastante espaço no mercado brasileiro.

O resultado é tão eficaz que o produto fica semelhante a uma peça nova, no entanto preciso de alguns cuidados na hora da escolha da melhor técnica, já que tudo depende da forma como o motorista utiliza o veículo. No caso das empresas, a reforma é necessária para otimizar os custos da frota, por exemplo.

 

Quais são os tipos de reformas de pneus?

São três técnicas diferenciadas regulamentas no Brasil que são utilizadas para reformar os pneus. Vamos conhecer cada uma delas para entender melhor como são realizadas? Acompanhe!

 

Recapagem

Esse é o processo mais conhecido e utilizado no Brasil. Para pneus como os utilizados na Duster, essa é uma realidade para quem está querendo economizar na hora da manutenção.

Quando realizado por empresas especializadas, essa técnica proporciona para o consumidor pneus tão bons quanto os novos. A tecnologia utilizada para essa reforma é de ponta, já que o processo é complexo.

Para recapar um pneu é preciso fazer a limpeza dos flancos (sulcos do pneu), depois é realizada uma raspagem na borracha para eliminar imperfeições. Na sequência do processo é feita a dissolução da borracha e a envelopagem, garantindo assim a qualidade do produto entregue ao cliente final.

 

Remodelagem

Nesse processo são realizadas substituições de partes importantes do pneu, como a banda de rodagem, as laterais e a parte conhecida como ombro. Mas para submeter o pneu a esse processo é preciso fazer uma análise minuciosa da peça, para saber se ela está em condições de ser remodelada.

A estrutura da peça precisa estar preservada para que o processo seja realizado em uma máquina especializada. Toda camada antiga de borracha é retirada e uma nova camada é aplicada.

 

Recauchutagem

O processo de recauchutagem é feito direto na banda de rolagem, ou seja, a parte que tem o maior contato com o solo. Para reformar um pneu usando essa técnica, os profissionais substituem essa banda que já está careca por uma nova, criando novamente maior aderência dos pneus ao solo.

Apesar de ser o processo mais simples, a recauchutagem garante maior estabilidade, tração e aderência dos pneus, por isso é indicada para algumas peças que não estão tão danificadas.

 

Quais as vantagens da reforma dos pneus?

Reformar os pneus traz vantagens financeiras e ambientais. Para os proprietários de veículos, a economia chega a 60% do valor de um pneu novo. Quando a reforma é realizada por uma empresa especializada e com as técnicas indicadas, a peça fica semelhante a um pneu novo.

No quesito sustentabilidade, o meio ambiente agradece a cada pneu que deixa de ser utilizado. Cada pneu recuperado e reutilizado proporciona uma economia de cerca de 80% de energia elétrica e 57 litros de petróleo para a sua composição.

 

Como aumentar a durabilidade dos pneus?

Tanto para pneus novos quanto os reformados é preciso estar atento aos cuidados básicos com a peça. Para diminuir os desgastes e aumentar a vida útil dos pneus, confira algumas dicas importantes:

  • faça a calibragem periódica dos pneus. Não esqueça de fazer a calibragem de acordo com a pressão indicada pelo fabricante. É possível verificar essas informações na parte lateral da porta dianteira ou no manual do veículo.
  • faça o rodízio das rodas, alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros percorridos ou quando sentir que o volante esteja pesado ou puxando. Sempre que trocar os pneus, não deixe de fazer esses ajustes também.
  • utilize os freios de forma moderada, evite pisadas bruscas desnecessárias.
  • evite subir com as rodas no meio fio ou passar em alta velocidade por buracos e lombadas.
  • Faça a correta calibragem caso aumente o peso do veículo, conforme descrito no manual do veículo.
  • evite acelerações e frenagens desnecessárias. Trafegar em alta velocidade também diminui a vida útil dos pneus. Por isso, siga as regulamentações de velocidade para cada tipo de pista que você esteja trafegando.

Os pneus do carro são como os nossos sapatos, precisam estar confortáveis e promover o melhor contato entre os pés e o solo. Por isso, os motoristas precisam prestar a atenção nos pneus e tomar os cuidados rotineiros para evitar os desgastes desnecessários.

Que tal, gostou deste post sobre como as reformas de pneus podem ser econômicas e sustentáveis? Então que tal aproveitar a visita em nosso blog para compartilhar este texto com os seus amigos usando as suas redes sociais! Afinal, muitas pessoas não conhecem a possibilidade de reformar os pneus e acabam comprando novos por falta de informação.