Como sempre procuramos apresentar aqui no blog soluções para melhorar a gestão das empresas do segmento de Reforma de Pneus, trouxemos hoje, um texto da LINKCOM Sistemas com as principais dúvidas sobre dois tipos de sistema que existem no mercado e quais os benefícios de cada um deles. Confira!

 

Sabemos que ainda é uma dúvida muito frequente entre os empresários, o tipo de sistema de gestão que se deve investir em sua empresa. Pensando nisso, nossa equipe entrevistou o professor universitário e sócio da LINKCOM, Cristiano Silva, para tirar algumas dúvidas frequentes de nossos leitores e destacar as principais diferenças entre sistema local e sistema web.

1- O que caracteriza um sistema como local e web?

Um sistema local caracteriza um software instalado em uma única máquina ou em um servidor que compartilha o acesso às demais máquinas internas à empresa.

Já um sistema web corresponde a um software hospedado na nuvem, isto é, significa que ele está em ambiente de data center externo à empresa.

Softwares desenvolvidos em linguagem Web tendem a ser mais elegantes, intuitivos e de fácil assimilação por parte do usuário. Já os sistemas locais do tipo cliente-servidor são, normalmente, mais pesados, com interfaces mais antiquadas que dificultam a familiarização do usuário.

2- Qual dos dois tipos de sistema é mais vantajoso em relação à redução de custos? Por quê?

A principal vantagem de adquirir um sistema ERP na Web está na redução de custos e preocupação com infraestrutura. Uma vez que ele pode ser hospedado na nuvem, elimina-se a necessidade de compra de hardwares, softwares e outros recursos como memória e processamento.

Além disso, como existe um alto consumo de Internet e sistemas Web apresentam uma interface mais amigável, existe uma demanda de menos treinamentos e de aumento de uso do sistema dentro da empresa.

3- Qual desses sistemas oferece maior risco à segurança das informações de uma empresa? Por quê?

Um sistema ERP hospedado na nuvem pode oferecer altíssimos níveis de disponibilidade, contingência e segurança, protegendo as informações do ERP contra acidentes no âmbito virtual e físico. As informações não ficam armazenadas nos computadores da empresa, mas, em bancos de dados e servidores, o que traz um grande aumento na segurança. Além disso, possibilita ainda agregar soluções como backup, disaster recovery, etc.

Já em um sistema local, o controle de segurança fica restrito a empresa que, quanto maior o nível de segurança maior o custo para mantê-lo. A disponibilidade, velocidade e mobilidade também tendem a ficar limitadas para evitar falhas de segurança. Portanto, a questão da segurança está diretamente relacionada ao custo.

4- É possível customizar esses tipos de sistema para que se encaixem perfeitamente àsnecessidades da empresa?

Não são todos os fornecedores de sistema ERP que estão abertos a fazer customizações em seus produtos. É mais comum que esses sistemas sejam feitos para atender as empresas de uma maneira mais genérica, como é o caso de algumas soluções mais “baratas” no mercado de sistema ERP Web.

Um sistema local pode apresentar flexibilidade de customização, mas os preços não são atrativos devido ao alto custo de deslocamentos e produção em tecnologias mais onerosas.

A LINKCOM tem a solução que permite que o sistema seja customizado de acordo com as regras de negócio de cada empresa, através da agregação de módulos ou funcionalidades específicas à atividade da empresa.


5- Em relação à funcionalidade e acessibilidade, qual sistema se destaca? Por quê?

Por manter as informações em servidor ou nuvem, e a interface ser acessada via navegador, o ERP Web pode ser acessado de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo. Basta que o usuário esteja conectado à Internet e realize o acesso para utilizar os recursos da ferramenta. Um ERP desktop já não apresenta tanta flexibilidade, uma vez que necessita VPN para ser acessado à distância, o que encarece o processo, impacta em lentidões e apresenta pouca flexibilidade de interface.

 

Gostou das dicas? Caso ainda reste algum questionamento sobre o assunto, sinta-se a vontade para deixar nos comentários.

 

Fonte: www.linkcom.com.br