Devido aos avanços no segmento tecnológico, a nota fiscal teve de se adequar para melhor atender a quem utiliza esse documento. Essa nota substitui a impressa nos modelos 1 e 1A e passou a ser digital com armazenamento eletrônico.

A nota fiscal eletrônica foi regulamentada em 2005 e foi uma iniciativa da Receita Federal e do ENCAT (Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais). O objetivo foi facilitar a vida dos agentes econômicos, proporcionando mais mobilidade e modernização de processos, além de facilitar na fiscalização do comércio.

No mercado existem alguns sistemas de gestão que fazem emissão de nota fiscal eletrônica de forma simples e prática, por isso, eles atuam como aliados para empresas de Reforma de Pneus.

Esse novo modelo proporciona diversos benefícios, então trouxemos aqui uma breve listagem:

– Redução de custos: a redução de custos se dá devido a economia de papel e impressão, o que também beneficia o meio ambiente.

Segurança: a nota impressa pode ser facilmente alterada, o que pode acarretar uma série de prejuízos para a empresa. Já a nota fiscal eletrônica e gerada de uma forma que não pode ser modificada, além de ser algo registrado.

Redução de erros: um problema comum com notas fiscais são os erros de digitação. Com a nota eletrônica que é gerada automaticamente, de acordo com dados de um sistema esse problema não ocorre.

– Facilidade para o contador: o documento eletrônico facilita o trabalho do contador pela sua praticidade, pois o mesmo documento enviado ao cliente e armazenado pela empresa pode ser utilizado para os trâmites contábeis.

– Melhorias na logística da empresa: do ponto de vista logístico, existem diversos benefícios como a própria facilidade de entrega de produtos, caso a empresa trabalhe com isso, além da organização e comodidade que esse documento traz ao comprador, vendedor e entregador.

 

Achou essas informações interessantes? Não se esqueça de conferir aqui no blog toda semana as melhores dicas de gestão para sua Reformadora de Pneus.